segunda-feira, 7 de maio de 2018

lagartixa-da-mata

lagartixa-da-mata (Gonatodes humeralis)
G. humeralis fotografado em um quintal arborizado no município de Tefé.

Classe: Reptilia

Ordem: Squamata

Família: Sphaerodactylidae

Pequeno lagarto colorido, bem bonito de ampla distribuição na Amazônia. Ocorre também no Brasil Central, Pantanal e até algumas ilhas como Trinidad e Tobago. Em algumas regiões ocorre em simpatria com outras espécies do gênero, como G. annularis, G. concinnatus, G. tapajonicus, G. hasemani (espécie bem semelhante, mas que ocupa substratos mais altos) e G. nascimentoi.

Foto tirada na Casa do Baré, uma base
de campo na Reserva de Desenvolvimento
Sustentável Amanã. 
A espécie é diurna, considerada não heliotérmica, ou seja, não se expõe ao sol para aumentar a sua temperatura corporal. É arborícola, mas normalmente ocupa as partes inferiores dos troncos das árvores e galhos mais baixos. Habita florestas primárias, secundárias e ambientes antrópicos, muitas vezes em matas de galeria e próximos a cursos d'água.

É ovíparo e os machos são maiores do que as fêmeas. Os ninhos costumam ter grande quantidade de ovos, sugerindo duas possibilidades: as fêmeas desovam várias vezes no mesmo lugar ou muitas fêmeas utilizam o mesmo ninho. Depositam apenas um ovo por vez.

Se alimentam de minhocas, larvas de insetos, cupins e homópteros. Por outro lado, também podem ser alimento de alguns animais, como cobras.

Está fora de perigo de extinção.

Fontes:

Guia de Lagartos da Reserva Adolpho Ducke - Amazônia Central - Laurie Vitt, William E. Magnusson, Teresa Cristina Ávila Pires e Albertina Pimentel Lima.

Indivíduo fotografado em uma trilha, próxima a um
igarapé na comunidade São Francisco do Arraia,
no lago Tefé.
http://reptile-database.reptarium.cz/species?genus=Gonatodes&species=humeralis

http://www.mvc.unb.br/pesquisa/especies/conheca-as-especies/jag/45-sphaerodactylidae/119-lagartixa-da-mata


Nenhum comentário:

Postar um comentário