domingo, 22 de janeiro de 2017

Junonia evarete

Olho-de-pavão-diurno (Junonia evarete)
Classe: Insecta

Ordem: Lepdoptera

Família: Nymphalidae

Bela borboleta com característicos falsos “olhos” nas asas. Possui envergadura de cerca de 4,5 a 6,5 centímetros.  Os sexos são similares. Machos costumam ficar na vegetação ou no solo esperando fêmeas receptivas. Os ovos são depositados em plantas e as larvas, solitárias, se alimentam de folhas.  Os adultos se alimentam de néctar.

Os “olhos” na asas, comum também em outras espécies, são importantes para afugentar predadores, especialmente aves. Estudos recentes mostram que também podem ajudar a enganar os predadores, fazendo-os atacarem partes menos vitais do animal.

Habitam planícies nos trópicos, áreas arbustivas, ilhas, manguezais. A foto foi tirada no campus do Instituto Mamirauá, na beira de uma mata secundária.

A ocorrência da espécie não é muito clara, mas segundo a bibliografia consultada, pode ocorrer do sul da América do Norte à América do Sul. Ocorre também nas ilhas do Caribe, como Cuba e Jamaica.

Fontes:



      Evidence for the Deflective Function of Eyespots in Wild Junonia evarete Cramer (Lepidoptera,           Nymphalidae) – Neotropical Entomology (2014) - C E G Pinheiro, M A Antezana, L P Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário