quinta-feira, 9 de junho de 2016

macaco-aranha

macaco-aranha (Ateles paniscus)
        
Classe : Mammalia
Ordem: Primatas
Família: Cebidae

Impressionante macaco. Quando o vi, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uatumã (região da comunidade Livramento), fiquei pasmo com o seu tamanho.  Embora não seja o maior dos primatas sul-americanos (entre 7 e 14 kg e 90 a 150 cm) pareceu muito grande, especialmente com seus braços e pernas abertos.

Muito ágil, possui cauda preênsil, o que o ajuda muito nos pulos e movimentos no alto das árvores, onde se encontra mais. Habita áreas bem preservadas, evitando a borda das matas. O indivíduo da foto estava próximo ao dossel de uma floresta de terra firme.

Ocorre ao norte do rio Amazonas, a leste dos rios Negro e Branco. No Brasil, encontra-se no Amazonas, Amapá, Pará e Roraima até a Guiana Francesa, Guiana e Suriname.

É basicamente frugívora, se alimentando das partes macias dos frutos. Também consome uma diversa variedade de partes das plantas, como flores, cascas de árvores, sementes e, ocasionalmente, artrópodes. Se alimenta dos frutos inteiros, se tornando um importante dispersor de sementes.

Vive em grupos de 20 a 30 indivíduos, mas costumam se movimentar e se alimentar em grupos menores, podendo, inclusive, viajar sozinhos. A área de uso da espécie pode exceder os 3,3 km2. Não costuma se associar a outros primatas. 

A fêmea dá à luz a apenas um filhote, após uma gestação de, cerca de, 230 dias. Os filhotes nascem entre novembro e janeiro. A maturidade sexual é em torno dos 4 a 5 anos de idade.

A espécie é considerada vulnerável e a população está em declínio.

Fontes:

www.iucnredlist.org

Mammals of the Neotropics – John F. Eisenberg & Kent H. Redford


Nenhum comentário:

Postar um comentário