segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

logo-guará

lobo-guará (Chrysocyon brachyurus)
Classe: Mammalia

Ordem: Carnivora

Família: Canidae

Maior canídeo sul-americano, o lobo-guará possui cerca de 1,5 metro de comprimento, 90 centímetros de altura e 24 quilos. É facilmente reconhecível com suas longas e pretas pernas, longas orelhas e pelagem avermelhada.
Ocorre da Bolívia e Paraguai ao Brasil Central, nordeste do Brasil à região sul e argentina. Habita áreas abertas de cerrado, áreas alagadas, matas espinhosas e regiões de maiores altitudes, como a área do Caraça.
Sua reprodução ocorre entra abril e junho, sendo que a gestação dura, aproximadamente, 65 dias. Em média, da à cria a 2 filhotes. O cuidado parental é realizado apenas pela mãe.
São territorialistas e podem se reproduzir com o mesmo parceiro várias vezes na vida, embora, normalmente, apresentam comportamento solitário.
São onívoros. Consomem invertebrados, pequenos vertebrados (certa vez, no Pantanal, observei um lobo-guará caçando, dando pulos verticais sobre a vegetação densa rasteira, e pegando algum pequeno animal, supostamente algum roedor, e se alimentando) e frutos, especialmente a fruta-de-lobo (Solanum lycocarpum).
A espécie é considerada quase ameaçada, mas não há muitos dados sobre a tendência da população estar aumentando ou não. Já foi considerada vulnerável, um "grau" mais ameaçado do que é atualmente.
Essa foto foi tirada na Fazenda São Francisco, numa focagem noturna, com uma pequena câmera digital, de apenas 3 megapixels e um zoom bem fraquinho.

Fontes:

Mammals of the Neotropics – volume 3 – John F. Eisenberg e Kent H. Redford

Nenhum comentário:

Postar um comentário