segunda-feira, 20 de outubro de 2014

anu-preto

Nome: anu-preto (Crotophaga ani)
Classe: Aves
Ordem: Cuculiformes
Família: Cuculidae

Ave muito comum no Brasil todo, inclusive em regiões urbanas. Habita bordas de matas, áreas abertas, capinzais, capoeiras, beiras de estradas, matas secas, mesófilas e de galeria, mas também é possível encontrá-la em ambientes mais florestais, como as matas de várzea amazônicas, contudo, nunca no interior da floresta. Nas cidades, habitam áreas com um pouco mais de plantas (na minha casa, em Tefé/AM, sempre aparece algum bando nos arbustos e no terreno baldio ao lado).
Vive em bandos, por vezes maiores do que 10 indivíduos, frequentando árvores baixas e muitas vezes no chão (ou se empoleiram em cercas). Em dias muito quentes, é possível observar o anu-preto de asas e bico abertos, para refrescar.
É essencialmente insetívoro, consumindo grilos, gafanhotos, cupins e outros insetos maiores. Também se alimenta de algumas espécies de frutos.
Os casais procriam em ninhos coletivos, contendo até 50 ovos (esverdeados ou azulados) e podem ser ajudados por alguns jovens. Nem todos os ovos eclodem. Cresce até 36 cm.
Ocorre em todo o Brasil, do norte da Argentina ao Equador, Colômbia, Venezuela, Guianas e Suriname, ilhas do Caribe, América Central até os Estados Unidos.
Está fora de perigo de extinção.
A foto foi tirada no campus do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, na cidade de Tefé, Amazonas.

Fontes:

Aves do Brasil, volume 1 - Bioma Cerrado. Tomas Sigrist
www.iucnredlist.org
Para ouvir e baixar os sons: http://www.xeno-canto.org/explore?query=crotophaga+ani

Um comentário:

  1. Legal que tá forá da extinçaõ
    Que otimo que naõ entra ma listá da extinçaõ.

    ResponderExcluir