quinta-feira, 7 de março de 2013

queixada

queixada (Tayassu peccari)

Classe: Mammalia
Ordem: Cetartiodactyla
Família: Tayassuidae

Embora as queixadas sejam semelhantes aos porcos, são classificados em famílias diferentes. Queixadas são muito próximas dos catetos, mas vivem em simpatria com as duas outras espécies.
Ocorre em todas as regiões do Brasil, do norte da Argentina ao Equador, Colômbia à Guiana Francesa e do Panamá ao sul do México. É considerado extinto em partes das regiões sul e nordeste do Brasil, parte do norte da Argentina e outras áreas mais ao norte da América do Sul. Segundo IUCN, a espécie está próxima de ameaçada, com as populações declinando.
Habita uma ampla gama de habitats, como áreas muito úmidas e densas até áreas mais secas. No Brasil é encontrado em quase todos os biomas, sendo mais comum no Pantanal e na Amazônia.
Queixadas se alimentam, principalmente, de frutos, mas também de fibras, raízes, folhas e até uns poucos invertebrados. Para algumas espécies de plantas, queixadas são predadoras de sementes.
Vivem em bandos que podem ultrapassar 100 indivíduos. Algumas pessoas tem medo e consideram as queixadas agressivas. Realmente são animais fortes e que podem se tornar violentos em caso de ameaças, mas, no geral, não partem para o confronto.
É uma importante fonte de proteína para populações do interior. Sua carne é saborosa e, quando um grupo é detectado, é praticamente carne garantida. A caça predatória à espécie e o desmatamento são fundamentais para colocá-la em ameaça.
As fotos e o vídeo (uma sequência de fotos, na verdade) foram tiradas na Fazenda Nossa Senhora do Carmo, Pousada Xaraés, pantanal Sul, município de Corumbá/MS. Além desse local, já observei queixadas na RDS Amanã, Amazonas.

Fontes:

Arnaud L. J. Desbiez - Wildlife Conservation in the Pantanal: Habitat Alteration, Invasive Species and Bushmeat Hunting. - Tese de Doutorado na Kent Canterbury University

www.iucnredlist.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário