quinta-feira, 28 de março de 2013

lontra

lontra (Lontra longicaudis)

Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Mustelidae

Tamanho total: 78 a 130 cm. Peso: 5 a 15 kg.
Particularmente, um dos meus animais prediletos. Ocorre do norte da Argentina e Uruguai até o México central. Em quase todos os estados brasileiros, exceto parte da região nordeste. É encontrado em todos os biomas brasileiros, menos a caatinga.
É uma espécie semi-aquática, por isso depende de rios limpos e matas ciliares e de galeria preservadas. Também ocorre em estuários e manguezais. As membranas interdigitais auxiliam na natação e a cauda achatada atua como um remo.
É solitária e de hábitos preferencialmente diurnos, embora haja registros de atividades noturnas. É uma espécie carnívora, se alimentando primariamente de peixes. Também se alimenta de crustáceos, moluscos e alguns estudos mostram que pode consumir pequenos mamíferos, répteis, aves e frutos.
Os ninhos são tocas cavadas na margem do rio, mas podem ser utilizados ocos de árvore também. A reprodução ocorre na primavera. A gestação é de cerca de dois meses e nascem entre um a cinco filhotes. Após o nascimento, a mãe cuida da prole.
As principais ameças à espécie são o desmatamento e a poluição dos corpos d'água. No passado houve muita caça de L. longicaudis para o comércio de peles. Por exemplo, na região de Iquitos, Peru, após a segunda guerra mundial, foram exportados mais de 90.000 peles de lontra. Outros dados mostram que, entre os anos de 1962 a 1967, na mesma região, quase 48.000 indivíduos ou peles foram vendidas para fora do país. A IUCN considera que não há dados suficientes para categorizar o grau de ameaça que a espécie está.
Muito difícil fotografar esse bicho. Normalmente, quando via o animal, ele estava nadando e logo desaparecia. Apenas uma vez na vida pude vê-lo fora d'água e por tanto tempo. Hoplias sp.)

As fotos foram tiradas no rio Abobral, região da Pousada Xaraés, Pantanal sul-matogrossense. Na primeira foto, o indivíduo se alimentava de uma traíra (

Fontes:

Mamíferos do Brasil - Nélio R. dos Reis, Adriano L. Peracchi, Wagner A. Pedro, Isaac P. de Lima.
Libro Rojo de la Fauna Silvestre de Vertebrados de Bolivia - Veronica Zambrana, Paul A. Van Damme, Pilar Becerra.
The Empty Forest - Kent Redford. BioScience, 1992.
www.iucnredlist.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário