sábado, 2 de março de 2013

coleirinho

coleirinho (Sporophila caerulescens)
Macho

Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Famílai: Emberezidae

Também chamado de papa-capim, é uma das aves mais comuns e abundantes do gênero. Apesar de ser uma espécie alvo do tráfico ilegal de animais, procurada pelo seu canto, é considerada fora de perigo de extinção. De acordo com a IUCN, a população está aumentando, possivelmente devido ao desmatamento e a criação de novas áreas abertas.
Vive em áreas abertas e capinzais. Ocorre praticamente em todo o Brasil, mas mais comum nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Também ocorre no norte da Argentina, Paraguai e Bolívia.
Vive em bandos de 6 a 20 indivíduos, alimentando-se de sementes de gramíneas. Assim como outros papa-sementes, ficam em pé sobre a haste do capim, onde se encontram as sementinhas.
Fêmea se alimentando
Se reproduz entre os meses de outubro e fevereiro e, nessa época, ficam em casais. O macho constrói o ninho, feito de gramíneas, raízes e outras fibras, e defende seu território contra outros machos co-específicos. A fêmea deposita dois ovos e pode chocar entre três a quatro vezes por ano. Em 13 dias os filhotes abandonam o ninho e em pouco mais de um mês já estão independentes. A maturidade sexual se dá ainda no primeiro ano. Vivem cerca de 10 a 12 anos.
Mede por volta de 12 cm. O macho é cinza e branco, com um colar preto bem evidente. Possui bico amarelado. A fêmea é parda, mais escura nas costas.
As duas primeiras fotos foram tiradas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a segunda em um hotel fazenda na cidade de Cássia dos Coqueiros, interior de São Paulo.
Macho

Fontes:

www.iucnredlist.org
www.wikiaves.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário