domingo, 23 de dezembro de 2012

guará

guará (Eudocimus ruber)

Classe: Aves
Ordem: Ciconiiformes
Família: Threskiornithidae

Ave de vermelho muito vivo, impossível de não ser identificada. Possui bico longo, assim como os outros membros da família e mede cerca de 60 cm.
Muito conspícua, vive em manguezais e praias lodosas. Ocorre separadamente no litoral do sul e sudeste do Brasil ao litoral do nordeste (Piauí) ao Amapá. Também ocorre na costa da Guiana Francesa à Colômbia e nas ilhas de Trinidad e Tobago. No site wikiaves há registros de fotos para o litoral da Bahia.
Se alimenta peixes, inverebrados e caranguejos, principalmente aquele conhecido como chama-maré (Uca maracoani), que deixa a coloração do guará vermelha, devido aos carotenóides presentes nesse crustáceo. Forrageiam em grupos.
Contrói ninho feito de gravetos e galhos em árvores altas do manguezal em colônias, junto de outras aves aquáticas. A fêmea deposita entre 2 a 3 ovos cinza-esverdeados com manchas marrons.
Sofre com o problema da poluição, principalmente de químicos (hidrocarbonetos clorados e metais pesados) presentes em sua cadeia trófica.
Não consta no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção e é considerado fora de perigo pela IUCN, porém sua população está em declínio e já sofreu perdas grandes com o desmatamento e urbanização do litoral brasileiro. 

Fontes:

Aves do Brasil, uma visão artística - Tomas Sigrist
www.iucnredlist.org
www.wikiaves.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário