segunda-feira, 20 de agosto de 2012

batuíra-de-coleira




batuíra-de-coleira (Charadrius collaris)

Classe: Aves
Ordem: Charadriiformes
Família: Charadriidae

Habita usualmente áreas próximas à água, como praia e beira de rios, sejam de areia ou lama. Também vive em regiões de água salgada, dunas e zonas de vegetação pioneira, mas é mais comum em águas interiores. Na Amazônia, devido a inundação das regiões de várzea e igapó, tem que migrar para outras áreas, fazendo este movimento todos os anos. Assim que as águas baixam, voltam para suas áreas de preferência onde se reproduzem. Não faz ninho. A fêmea deposita os ovos diretamente no solo. Vivem aos casais e não há dimorfismo sexual. Os filhotes são nidífugos, ou seja, já saem do ninho ao nascer.
Se alimentam de pequenos animais que vivem no solo, como insetos, poliquetas e crustáceos.
Ocorre do México à Bolívia, Argentina e Chile e em todo o Brasil. Também nas ilhas do Caribe e Antilhas Holandesas.
Está fora de perigo de extinção, mas a população vem diminuindo. É estimado que existam entre 1.000 a 10.000 indivíduos.
As 3 primeiras fotos foram tiradas na Amazônia, todas no estado do Amazonas. A primeira foi no lago Tefé, na região do distrito de Nogueira, pertencente ao município de Alvarães; a segunda à direita é da RDS Uatumã, no lago Jaraoacá; a terceira foi na área da comunidade Miraflor, município de Uarini, no rio Solimões. A última foto é da região do Pantanal sul-matogrossense, na fazenda Nossa Senhora do Carmo, município de Corumbá.

Fontes:

Ornitologia Brasileira - Helmut Sick
www.iucnredlist.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário