terça-feira, 24 de julho de 2012

tiriba-fura-mata

tiriba-fura-mata (Pyrrhura melanura)

Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae

Um dos mais belos lifers que já consegui e foto de grande valor, as únicas postadas no site www.wikiaves.com até o momento.
Estava na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, estado do Amazonas, em uma área conhecida como Cacau, na beira do lago Amanã. No Cacau há uma casa e o proprietário cria alguns bois, carneiros e porcos, mas, exceto uma porção da área dominada por gramíneas, existem muitas árvores frutíferas, palmeiras e o entorno é de pura floresta amazônica.
Estamos no final da época do açaí-do-mato (Euterpe precatoria), mas açaí-do-pará (Euterpe oleracea) dá o ano todo. Ambas as espécies atraem muitas aves e os psitacídeos estão entre as principais. E foi em um pé de açaí que vi as tiribas, em um bando enorme, com mais de 30 indivíduos.
No geral P. melanura vive em grupos de 6 a 12 indivíduos, em uma grande variedade de hábitats, que vai desde florestas de altitude (até cerca de 2800m) às florestas inundadas de várzeas e igapós. Gosta de ambientes florestados, mas parece tolerar clareiras e áreas parcialmente desmatadas. Costumam ficar próximos a corpos d'água.
Utilizam árvores médias e altas, mas eventualmente descem à pequenas árvores e arbustos para se alimentarem. Comem sementes, frutas, castanhas e flores.
A época de reprodução varia de acordo com a localidade. A fêmea deposita cerca de 4 ovos, mas apenas 2 parecem vingar. O período de incubação é de aproximadamente 25 dias e os filhotes saem do ninho com cerca de 7 a 8 semanas.
Ocorrem da Colômbia e sul da Venezuela, ao sul do rio Negro, noroeste do Brasil e Equador e norte do Peru.
Possui cerca de 24 cm e pesa por volta de 83 g.
Está fora de perigo de extinção.

Fontes:

Parrots of the World - Joseph M. Forshaw & William T. Cooper
www.iucnredlist.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário