domingo, 27 de maio de 2012

surucuá-de-barriga-vermelha

surucuá-de-barriga-vermelha (Trogon curucui)

Classe: Aves
Ordem: Trogoniformes
Família: Trogonidae

Os surucuás são belíssimas aves que ocorrem nas florestas tropicais e equatoriais em diversas partes do mundo. T. curucui ocorre na região nordeste do Brasil à Amazônia até a região do rio Negro. Pode ser encontrado também no norte da Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia, sempre a leste dos Andes.
De um modo geral os surucuás possuem uma anatomia dos pés diferenciada em relação às outras aves, sendo dois dedos para frente (terceiro e quarto) e dois para trás (disposição heterodáctila). O bico é serrilhado e possui cerdas, que auxiliam na captura de insetos quando estas presas estão próximas à ave.
T. curucui habita capoeiras, matas secundárias, bordas de matas secas, buritizais (Mauritia sp.), cerradões, matas de galeria, matas de várzea e terra firme.
Os machos possuem a cabeça e o pescoço azulados, dorso verde, peito vermelho e cauda totalmente rajada de branco; as fêmeas também possuem o peito vermelho, mas a cabeça, pescoço e dorso são acizentado, cauda mais escura e branco na região ao redor dos olhos. Possuem cerca de 24-25 cm.
Nidifica em ocos de árvore ou em cupinzeiros arborícolas. Quando em cortejo, o macho oferece alimento para a fêmea e os dois se encarregam da escavação do ninho. A fêmea deposita de 2 a 4 ovos brancos ou cor de creme, cinza pálido ou verde desbotado. Ambos incubam os ovos e cuidam da prole. Se alimenta de insetos e outros artrópodes, eventualmente frutos.
São animais muito confiados, podendo ser observados de perto. Ótimos animais para se tirar foto.
A primeira foto foi tirada no Parque Nacional Serra da Capivara, região do município de Coronel José Dias, estado do Piauí; a segunda foi na Fazenda Nossa Senhora do Carmo, próxima à Pousada Xaraés, no município de Corumbá, estado do Mato Grosso do Sul, Pantanal sul-matogrossense; a terceira é da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, região do município de Uarini, estado do Amazonas. São, respectivamente, áreas de caatinga, capão com predominância de acuri (Attalea phalerata) e mata de várzea.
Está fora de perigo de extinção.

Fontes:

Aves do Brasil - Tomas Sigrist
Aves do Brasil - John Gwynne, Robert Ridgely, Guy Tudor e Martha Angel.
www.wikiaves.com
www.iucnredlist.org



5 comentários:

  1. Acabei de ver um hoje e realmente fiquei surpreso, quando tentei tirar uma foto ele nem se importou,pena a qualidade do meu celular;ave maravilhosa.

    ResponderExcluir
  2. Hoje vi um deste simplesmente maravilhoso, aqui em Embu Guaçu.

    ResponderExcluir
  3. Oi, pessoal,

    Existem algumas espécies de surucuá no Brasil. Essa ocorre do centro ao norte do país. No sudeste e sul, como a barriga vermelha, é o surucuá-variado (Trogon surrucura). Abraços

    ResponderExcluir
  4. Acabei de ver um espreitando algumas pitangas aqui na cidade onde moro, Bento Gonçalves/RS.

    ResponderExcluir
  5. Tem um casal aqui em Bocaiuva do sul, Paraná, fazendo ninho em um xaxim. Vi eles começando a fazer o ninho. Cheguei a uns 2m de distância e eles não voaram, muito mansos... passarinho muito bonito!!!

    ResponderExcluir