quarta-feira, 16 de maio de 2012

príncipe-negro

príncipe-negro (Aratinga nenday)

Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae

Belíssima espécie de periquito restrita ao norte da Argentina, parte do Paraguai e Pantanal, incluindo os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e leste da Bolívia.
Habita áreas abertas, carandazais e outras palmeiras, capões, plantações, campos limpos e cerrados. Embora não seja frequente em toda sua área de vida, quando ocorre é bem numeroso, formando bandos muito grandes.
Possui cerca de 32cm e tem a plumagem muito característica, com a face preta. É bastante colorido.
Assim como a grande maioria dos psittacídeos, constrói ninhos em cavidades naturais, como ocos de árvore e palmeiras. A reprodução ocorre em meados de novembro.
Se alimenta de frutos e sementes e é muito comum vê-los forrageando no solo, sempre em bando.



Está fora de perigo de extinção, mas é uma espécie vendida no comércio ilegal de animais. Está listada no apêndice II da Cites, ou seja, não está ameaçada, mas poderá ficar caso o comércio não seja controlado.
As três primeiras fotos (a segunda à direita A. nenday está junto de caturritas (Myipsitta monachus)) foram tiradas na região da Pousada Xaraés, município de Corumbá/MS, pantanal sul-matogrossense. A última foi na Fazenda San Francisco, município de Miranda/MS.

Fontes:

www.wikiaves.com.br
www.iucnredlist.org
Aves do Brasil, Pantanal & Cerrado - John Gwynne, Robert Ridgely, Guy Tudor e Martha Angel
Birds South America, Field Guide - Jorge Rodriguez Mata, Francisco Erize e Maurice Rumboll

Nenhum comentário:

Postar um comentário