quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Sororoca


Sororoca (Scomberomorus brasiliensis)

Classe: actinopterygii
Ordem: perciformes
Família: scombridae

A sororoca é um peixe do oceano Atlântico, ocorrendo de Belize ao sul do Brasil, incluindo as Antilhas Holandesas, Cuba, Aruba e Trinidad e Tobago.
Habita a zona nerítica (região de águas rasas próxima à linha da costa) e é uma espécie pelágica (do mar aberto), chegando a até a 130 metros de profundidade. Utiliza muito áreas costeiras, próximas às rochas, ilhas e praias abertas.
A reprodução ocorre aproximadamente a partir dos 3 anos para fêmeas e 4 anos para machos, quando apresentam tamanho de aproximadamente 41cm e 44cm respectivamente. Podem chegar a 125cm de comprimento, 6kg e o tempo de vida é de cerca de 13 anos.
É um animal carnívoro cuja dieta é baseada principalmente em peixes, mas come também camarões e moluscos.
É considerada fora de perigo de extinção, mas por ser uma espécie comercial sua população está diminuindo devido à sobreexploração. Esse problema não é privilégio apenas dessa espécie, pois a utilização de métodos de pesca predatórios são comuns nos oceanos e rios brasileiros e, para piorar, apenas cerca de 1,5% da área marinha brasileira está protegida por lei em forma de unidades de conservação.
Essa foto foi tirada no mercado municipal de Cananeia, litoral sul do estado de São Paulo.

Fontes:

www.fishbase.org
www.iucnredlist.org
www.oeco.com.br

www.mma.gov.br
E referências dos próprios sites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário