segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Sauim-de-manaus


Sauim-de-manaus (Saguinus bicolor)

Classe: mammalia
Ordem: primatas
Família: callitrichidae

Antes era chamado de sauim-de-coleira, mas o nome mudou devido sua distribuição que é apenas na região de Manaus, nas margens esquerda dos rios Negro e Amazonas. Como espécie endêmica de uma pequena área e essa área estar sob forte pressão antrópica e crescente urbanização S. bicolor é considerada espécie ameaçada e sua população está em declínio.
Essa foto foi tirada no Parque Municipal do Mindu que é, juntamente com a área florestada da UFAM (Universidade Federal do Amazonas) e a Reserva Florestal Adolpho Ducke, um dos Linkmelhores locais para a observação desse animal.
São animais pequenos, pesando entre 400 a 560g.
Costumam utilizar o estrato inferior da floresta em pequenos grupos de 4 a 15 indivíduos, se alimentando preferencialmente de frutos, flores, exudatos das árvores e artrópodes. Talvez a estratégia de não utilizar muito o dossel ou as porções mais altas das árvores seja devido à uma maior vulnerabilidade ao ataque de predadores, como algumas aves de rapina.
Habitam florestas secundárias e outras formações abertas como campinaranas e capoeiras e sua área de uso é de cerca de 12 hectares.
No estudo de Egler (1992) foi mostrado que a fêmea da à luz a 2 filhotes e a reprodução ocorreu entre maio e novembro.

Fontes:

Egler, G. S. Feeding Ecology of Saguinus bicolor bicolor (Callitrichidae: Primates) in a Relict Forest in Manaus, Brazilian Amazonia. International Journal of Primatology, 59 (2), 1992.

Vidal, M. D., Cintra, R. Effects of forest structure components on the occurence, group size and density of groups of bare-face tamarin (Saguinus bicolor - primates: Callitrichinae) in Central Amazonia. Acta Amazonica, 36(2), 2006.

Mammals of the Neotropics. John Eisenberg e Kent Redford.

www.iucnredlist.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário