terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Periquitão-maracanã


Periquitão-maracanã (Aratinga leucophthalma)

Classe: aves
Ordem: psittaciformes
Família: psittacidae

Mais uma espécie dessa bonita e curiosa família para o blog. Ao contrário de muitos outros animais, A. leucophthalma se beneficia com os desmatamentos, pois é uma espécie sinantrópica e que habita a orla da mata, plantações, florestas, áreas abertas e semi-abertas, manguezais, cerrados, matas de galeria e logicamente cidades. As duas primeiras fotos foram tiradas na cidade de Manaus/AM e a terceira em Campinas/SP.
Ocorre em todos os biomas brasileiros, do Rio Grande do Sul ao Amazonas e Amapá. Ausente no norte da Amazônia, parte do Nordeste e Centro-Oeste. Vai do Uruguai e Argentina ao Equador, Guianas e Suriname e possui distribuição disjunta na Venezuela. Sempre a leste dos Andes.
Possui cerca de 33cm e não tem dimorfismo sexual. Costumam voar em bandos grandes, chegando até a 40 ou mais indivíduos.
Se alimentam de frutos (manga na primeira foto e goiaba na segunda), brotos, flores e folhas. Schubart et al 1965 encontrou insetos no estômago de alguns indivíduos.
Podem nidificar em paredões rochosos onde também costumam pernoitar. Também descansam em plantações e sob o telhado das casa, outro local propício aos ninhos.
Vocalizam muito e alto, mas quando estão em uma árvore é sempre muito difícil de achá-los devido à sua coloração camuflante com as folhas.
A espécie está fora de perigo.

Fontes:

Ornitologia Brasileira - Helmut Sick
Aves do Brasil - Tomas Sigrist
www.iucnredlist.org
De Faria I.P. Peach-fronted Parakeet (Aratinga aurea) feeding on arboreal termites in
the Brazilian Cerrado. Revista Brasileira de Ornitologia 15(3):457-458
setembro de 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário