domingo, 29 de janeiro de 2012

Choquinha-de-flanco-branco


Choquinha-de-flanco-branco (Myrmotherula axillaris)

Classe: aves
Ordem: passeriformes
Família: thamnophilidae

Espécie de distribiuição disjunta com populações da Nicarágua à Bolívia, Amazônia brasileira, peruana, equatoriana, venezuelana e da Guiana Francesa, Guiana e Suriname. Também na Mata Atlântica, de Pernambuco ao norte do estado de São Paulo.
Habita áreas de mata de terra firme, várzeas e igapós na Amazônia e matas de tabuleiro, hiléia baiana e matas de baixada na Mata Atlântica, normalmente nos estratos baixo e médio da floresta.
Como outras espécies da família, M. axillaris é insetívoro, mas também se alimenta de artrópodes diversos, como aranhas, opiliões e diplópodes. Seguem formigas-de-correição (principalmente do gênero Eciton).
Espécies do gênero Myrmotherula são consideradas menos vigilantes do que as demais e desse modo pode ser vantajoso associar-se a bandos mistos.
Seu ninho é como uma cestinha aberta, feito com fibras, hastes e musgo. A fêmea coloca 2 ovos e ambos os pais ajudam na construção do ninho e do cuidado da prole. A incubação de M. axillaris é de 16 dias.
Algumas espécies da família thamnophlidae sofre com os desmatamentos. São animais que preferem áreas sombreadas, com sub-bosque e a perda de hábitat expõe o interior da floresta à luz e cria um grave efeito de borda. Não sei dizer se a choquinha-do-flanco-branco também sofre com isso. A espécie está fora de perigo.
A foto foi tirada no Morro da Urca, na cidade do Rio de Janeiro.
Fontes:

Ornitologia brasileira - Helmut Sick
Aves do Brasil - Tomas Sigrist
www.iucnredlist.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário