quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Dryas iulia


Dryas iulia

Classe: insecta
Ordem: lepidoptera
Família: nymphalidae

Espécie do Neotrópico, ocorre do sul dos Estados Unidos até o Uruguai e norte da Argentina, incluindo as Antilhas.
Habita preferencialmente locais perturbados, como clareiras, bordas de mata e matas secundárias. O indivíduo da foto estava na canoa motorizada da Pousada Uacari, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, quando navegavámos pelo canal do Apara.
O trabalho de Paim, A.C. mostra certo dimorfismo sexual, sendo os machos maiores do que as fêmeas. Os indivíduos maiores tem maior autonomia de vôo, percorrem maiores distâncias e assume-se que sejam mais hábeis na polinização das flores e podem ter maior capacidade para escapar de predadores.
Quando adulto se alimenta de néctar das flores e até de secreções produzidas por jacarés e suas larvas preferencialmente de passifloráceas, a família do maracujá.
Essa espécie parece ser impalatável para as aves.
Agradeço à professora Rosemary Vieira, da entomologia do Inpa, que identificou a foto para mim.

Fontes:

Paim, A.C.Polimorfismo enzimático e variação morfológica em uma população natural de Dryas iulia (Fabr. 1775) (Lepidoptera; Nymphalidae) 1995. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Biociências, Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular.

Paim, A.C., Kaminski L. A., Moreira G. R. P. Morfologia externa dos estágios imaturos de heliconíneos neotropicais: IV. Dryas iulia alcionea (Lepidoptera, Nymphalidae, Heliconiinae). Iheringia, Sér. Zool. vol.94 no.1 Porto Alegre Mar. 2004

http://borboletasbr.blogspot.com/2011/01/um-pouco-sobre-dryas-iulia.html
http://tolweb.org/Dryas_iulia/70435
http://en.wikipedia.org/wiki/Dryas_iulia

Nenhum comentário:

Postar um comentário