quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Cervo-do-pantanal


Cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus)

Classe: mammalia
Ordem: cetartiodactyla
Família: cervidae

Maior cervídeo da América do Sul é considerado ameaçado pela IUCN devido a grande perda de habitat e as populações continuam declinando. As principais ameaças são a conversão da vegetação em pastos e plantanções, as construçõs de usinas hidroelétricas e um pouco de atividades de caça.
Ocorre em algumas partes da América do Sul, principalmente a região do Pantanal brasileiro, boliviano e paraguaio. Consta que ocorre também no cerrado brasileiro, divisa amazônica do Peru e Bolívia, fronteira entre a Bolívia e Rondônia, região onde o rio da Prata deságua no oceano Atlântico e espalhado em poucas áreas do sul e sudeste do Brasil. Foi extinto no Uruguai.
Habita preferencialmente áreas inundáveis, como brejos, pântanos e beira de rios e lagos, sempre com alguma vegetação. As 3 fotos foram tiradas em regiões alagadiças, os chamados pirizais do Pantanal.
Costuma ser ativo ao longo do dia todo e é visto geralmente sozinho.
Se alimenta de plantas, como aguapés e capim, mas também come raízes e alguns frutos.
Aparentemente a reprodução ocorre ao longo do ano todo, mas a maior parte dos nascimentos é entre maio a setembro. A gestação dura cerca de 270 e o filhote vive cerca de 1 ano dependente da mãe.





As fotos 1 e 3 são dois machos adultos e a 2 é um jovem. Foram tiradas na Fazenda Nossa Senhora do Carmo, região de Corumbá/MS.

Fontes:

Mammals of the Neotropics, volume 3 - John F. Eisenberg e Kent H. Redford
www.iucnredlist.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário