segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Bufo granulosus


Bufo granulosus

Classe: anfíbios
Ordem: anura
Família: bufonidae

As fotos foram tiradas na Reserva Adolpho Ducke, Manaus/AM, quando os animais se encontravam dentro de recipientes cheios de água no meio do gramado. Havia aproximadamente uns 5 indivíduos no mesmo local, sendo que uns 3 vocalizavam. Essa espécie é muito comum na região do alojamento da Reserva.
Ocorre em praticamente todo o Brasil, norte da Argentina, Paraguai, leste e norte da Bolívia, Guianas, Suriname, Venezuela, partes da Colômbia e Panamá.
Habita áreas abertas, matas de galeria, cerrados e florestas.
As fêmeas são um pouco maiores que os machos (80-90 mm e 60-70 mm respectivamente) e as glândulas paratóides, situadas atrás dos olhos, não são muito evidentes.
Possuem hábitos terrestres e noturnos e durante o dia costumam se esconder em buracos no solo. Se reproduzem em poças e pelo ano todo, mas preferencialmente na estação chuvosa. Depositam cerca de 1000 ovos e o tempo de desenvolvimento dos girinos é de aproximadamente 1 mês.
Se alimentam de insetos, como formigas e cupins.
Está fora de perigo.

Fontes:

Guia de Sapos da Reserva Florestal Adolpho Ducke, Amazônia Central - Albertina P. Lima, William E. Magnunson, Marcelo Menin, Luciana K. Erdtmann, Domingos J. Rodrigues, Claudia Keller e Walter Hödl - Inpa

www.iucnredlist.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário