domingo, 13 de novembro de 2011

Tucano


Tucano (Ramphastos toco)

Classe: aves
Ordem: piciformes
Família: ramphastidae

Um dos símbolos da avifauna brasileira, animal que todo mundo aprecia e objeto de desejo para os turistas estrangeiros que visitam nosso país. O tucano ou tucanuçu é a maior espécie da família e é um animal relativamente comum. Prefere áreas abertas, cerrados, caatingas, ilhas fluviais, matas de galeria, pastos e até cidades. Nunca observei esse animal em mata fechada, onde parece dificilmente estar, mas já vi em embaubais (conjunto de Cecropia sp) próximos aos rios Solimões e Japurá.
Tem uma dieta bem diversificada, em que se alimenta se frutos e sementes, mas também de insetos, ninhegos e ovos de outras aves. É comum observar pequenos pássaros perseguindo ou espantando esses tucanos das redondezas.
Nidifica em barrancos ou ocos de árvores e coloca de 2 a 4 ovos. Podem ser presas de macacos (que atacam os ninhos) ou gaviões.
Algumas vezes observamos R. toco sozinhos, mas também podemos vê-los em bandos com certa frequência. Já observei no Pantanal e na Amazônia grupos de até 10 indivíduos.
Ocorre em grande parte do Brasil, da Argentina até as Guinas e Suriname e Peru.
Está fora de perigo.
As 3 fotos foram tiradas no Pantanal sul-matogrossense, região de Corumbá/MS, fazenda Xaraés e Nossa Senhora do Carmo. Na segunda foto o animal estava comendo frutos de carandá (Copernicia alba).
Fontes:

Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira
Sigrist, T. de A. 2006. Aves do Brasil - uma visão artística

www.wikiaves.com.br
www.iucnredlist.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário