quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Uacari-branco

Uacari-branco (Cacajo calvus calvus)

Classe: mamíferos
Ordem: primatas
Família: pithecidae

Essa espécie diferente e carismática vive em uma área restrita da Amazônia. O Uacari-branco é, na realidade, uma subespécie de C. calvus que ocorre no médio Solimões e estudos recentes (do Departamento de Ecologia de Vertebrados Terrestes do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá) mostram que ocorrem também na região do rio Jurupari. Sempre dependente de áreas alagadas, ocorre próximo aos rios de águas brancas. É uma das espécies de primatas de menor distribuição.
Foram os estudos iniciais com esse animal, feitos pelo pesquisador Marcio Ayres que deram origem à Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e mais tarde emprestou o nome à Pousada Uacari, inserida na RDS Mamirauá, local na qual trabalhei e onde pude tirar essa foto (mais precisamente no lago Mamirauá).
É diurna, vivendo em grupos que podem chegar a dezenas de indivíduos (já observei pequenos e grandes grupos).
Se alimenta basicamente de sementes, predando, com a ajuda de sua forte mandíbula, inclusive sementes imaturas. Se alimenta também, eventualmente, de lagartas. Consta que tem o hábito de comer as lagartas que infestam a árvore Piranheira (Piranhea trifoliata) durante o crescimento das folhas.
De acordo com o guia local da Pousada Uacari e meu amigo Raimundo, os uacaris-brancos se movimentam durante boa parte do dia e não voltam para o mesmo local no final da tarde. Passam alguns dias forrageando e usam uma grande área da mata.
A ICUN inclui C. calvus no status vulnerável.

Fontes:

Vieira, T., Oliveira, M., Queiróz, H e Valsecchi, J. Novas informações sobre a distribuição de Cacajao calvus na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Uakari, vol 4(2). 2008

Emmons, L. H., Feer, F. Neotropical Rainforest Mammals. The University of Chicago Press, 1997.

Einsenberg, J. F., Redford, K. H. Mammals of the neotropics. The University of Chicago Press, 1999.

www.iucnredlist.org

Um comentário:

  1. Olá... tudo bem?
    Eu estou fazendo um trabalho sobre essa espécie e gostaria de saber se você tem alguma informação sobre a distribuição geografica e a estimativa de espécies que pode se encontrar hoje... Se tiver alguma informação por favor, me passe por e-mail: lorena_valadao@yahoo.com.br
    Obrigada

    ResponderExcluir